decorraizII_14.jpg

Terapia Focada em Esquemas

A terapia do esquema é uma abordagem integrativa que combina as técnicas cognitivas, comportamentais e experienciais. Ajuda-nos a compreender como podemos adaptar-nos a diferentes situações de acordo com as nossas experiências pessoais.

O conceito de esquema foi desenvolvido para descrever um plano que o individuo irá desenvolver acerca de si, do mundo e de outras pessoas, o que muitas vezes está no centro das suas dificuldades emocionais. Os nossos esquemas são formados durante a infância quando algumas das nossas necessidades não são atendidas. Quando compreendemos os esquemas que estão associados a estas necessidades, conseguimos fazer alterações nos padrões que criamos.

Image by Gian Cescon

As evidências demonstram que esta terapia tem muitos benefícios nomeadamente em perturbações do comportamento alimentar, perturbações da personalidade, abuso de substâncias, ansiedade e depressão. No entanto não é necessário ter um diagnóstico de saúde mental, uma vez que esta terapia é uma ferramenta muito útil para um aprofundamento do nosso autoconhecimento e no modo como nos relacionamos.

Se está interessado em aprofundar o seu autoconhecimento e tem dificuldade em desconectar do passado. Se a sua vida parece que entrou em piloto-automático, e já não consegue ter acesso aos seus sentimentos e necessidades. A solidão e o isolamento bloquearam-no e teve que se confrontar com sentimentos dolorosos do passado. Se tem dificuldade em aceder a um sentimento de pertença, de valorização interna, ou se tem muita dificuldade em lidar com situações sociais.

Image by Lachlan Dempsey