decorraizII_14.jpg

Terapia de Casal e Sexologia

Na terapia de casal, o terapeuta trabalha com o casal no sentido de facilitar mudanças no seu relacionamento, não resolvendo os seus problemas, mas facilitando a observação dos padrões relacionais que sustentam algumas das suas dificuldades.

Os casais poderão procurar terapia para melhorar o seu relacionamento ou se estiverem a considerar separar-se, sendo os principais motivos: as dificuldades de comunicação, problemas sexuais, questões de confiança ou discussões frequentes. Explorar questões dolorosas na terapia de casal poderá ser um desafio, mas também poderá ser extremamente útil para entender a sua dinâmica e os bloqueios que poderão estar a prejudicar o desenvolvimento da sua relação.

A sexologia poderá ser indicada para o casal caso existam problemas relacionais associados à sexualidade tais como insatisfação sexual, fertilidade, parafilia, disfunção sexual, dificuldades no orgasmo, entre outras. No entanto a sexologia também permite uma ajuda individual como em questões de orientação sexual e identidade de género, sexualidade na doença, sexualidade na adolescência, disfunções no pavimento pélvico – incontinência urinária, sexualidade na deficiência física. A consulta poderá ter uma vertente psicoeducacional ou mais interventiva.  

Image by Brooke Cagle