decorraizII_6.jpg

A sua saúde mental e bem-estar são a nossa prioridade e as pessoas que temos na nossa equipa são

o reflexo desse compromisso.

Leandra de Azevedo

DIRETORA CLÍNICA

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clinica/Psicoterapia- (OPP-9608)

 

Supervisora e Facilitadora  EMDREA (EMDR-Europa)

 

Terapeuta de Brainspoting fase 2

equipa_raiz_55.jpg
Ana Durao.jpg

Ana Durão

~

Psicóloga Clínica e Terapia de Casal

Psicóloga apaixonada pela vertente conjugal e familiar, que abraça o desafio de potenciar o ser humano não só a nível individual como a nível de casal, desde a infância até à idade adulta mais avançada.

Com interesse especial na investigação científica relativa à conjugalidade e sexualidade (onde investiu a sua tese de mestrado e, atualmente, de doutoramento), sentiu desde cedo o impulso de melhor compreender os temas “tabu” da sociedade e, para desmitificar conceitos, especializou-se em igualdade de género, em terapia de casal e, ainda, em sexologia clínica. Não esconde, assim, o seu deslumbramento pelas interações conjugais e sexuais e pela possibilidade de poder ajudar a desbloquear sentimentos e mediar conflitos, ambicionando, dessa forma, melhorar os relacionamentos.

O que a motiva é poder fazer a diferença, aumentar os níveis de bem estar individual e relacional. E é isto que poderá encontrar nas sessões de casal: um ambiente neutro, propício ao diálogo, em que cada elemento poderá expressar a sua perspetiva, as suas necessidades, os seus receios e frustrações, e onde o casal beneficiará de mediação dos temas considerados problemáticos para a relação. Adicionalmente, seja em casal ou a nível individual, poderá encontrar um espaço livre de preconceitos para abordar questões relacionadas especificamente com a sexualidade.

Acreditando no potencial humano, considera fundamental e transformador, em qualquer contexto, o desenvolvimento de uma comunicação empática.

 

Principais Áreas de Formação:

 

- Doutoranda em Psicologia Clínica e Aconselhamento

- Especialização em Igualdade de Género

- Pós-Graduação em Terapia de Casal

- Pós-Graduação em Sexologia Clínica

Ana Escobar

Psicóloga

 

Formação completa em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Formação em Terapia Focada nos Esquemas. Formação em Intervenção psicológica em problemas ligados ao álcool e no âmbito dos cuidados paliativos.

 

Psicóloga Organizacional com MBA em Gestão de Pessoas e formação em Coaching. Atuou como gestora de Recursos Humanos em grandes empresas, possui mais de 10 anos de experiência em Diagnóstico Organizacional, Implantação de Recursos Humanos, Formação de Líderes, Mapeamento de Perfil e Competências, Plano de Carreira e Elaboração de Instruções Normativas.

equipa_raiz_31.jpg
equipa_raiz_13.jpg

Iara Videira

Psicóloga Clínica (Adultos)

Apesar de todas as teorias psicológicas que o expliquem, é na idiossincrasia do ser humano que reside o meu fascínio – compreender a unicidade de cada pessoa, a razão de determinado padrão comportamental e de pensamento, observando o impacto que os eventos têm na construção da nossa personalidade e na forma como nos observamos a nós próprios, aos outros e ao mundo.

Baseio-me numa abordagem integrativa, no sentido de adaptar a melhor estratégia para a pessoa que estou a acompanhar. No entanto, a Terapia EMDR tem sido a abordagem que mais privilegio, devido a toda a evidência científica comprovada e às rápidas mudanças que observo quando a utilizo. As problemáticas pelas quais mais me debruço são, sobretudo, as Perturbações de Ansiedade e a Depressão.

O meu trabalho terapêutico é fundamentado na ideia do filósofo Epicteto, que defendia que “O que importa não é o que acontece, mas sim a forma como a pessoa reage”, fomentando desta forma a ressignificação, a capacitação e responsabilização de cada pessoa que acompanho na sua jornada individual. Defendo, ainda, que não basta um conhecimento teórico para o sucesso de um acompanhamento, tendo sempre que existir a complementaridade com a construção de uma relação terapêutica sólida e segura.

 

Psicólogo Clínica – Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais

Formação em Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares - EMDR

Liliana Rosário

´

Psicologia Clínica

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e formação pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, pelo Instituto Português de Psicologia.

Ao longo dos últimos anos, desenvolveu o seu percurso em contexto clínico e universitário, quer no âmbito da avaliação e intervenção psicológica, quer na área de investigação e formação comportamental.

Intervenção com jovens e adultos no âmbito de perturbações de ansiedade, perturbações de humor, perturbações do comportamento alimentar, perturbações de personalidade, transições do ciclo de vida e orientação vocacional.

equipa_raiz_169.jpg
CatarinaII.jpg

Psicologia Clínica (crianças e adolescentes) 

Mestre em Psicologia Clínica da Saúde, com especialização em Avaliação de Crianças e Adolescentes, a paixão pela área começou desde cedo com a curiosidade no entendimento do comportamento humano. Assim, o trabalho efetuado com esta população alvo e com todo o seu contexto social e escolar é algo que me desafia e motiva todos os dias. Desafiam-me as Perturbações de Neurodesenvolvimento, as Dificuldades de Aprendizagem e as Perturbações do foro Emocional que estão em constante agravamento na sociedade em que vivemos pelos mais diversos motivos.

Catarina Fernandes

Tornando-se importante preservar a essência das crianças, assim como a sua pureza, de modo a que estas se desenvolvam com o respeito e estrutura emocional e afetiva que merecem, respeitando sempre as suas características pessoais e não apenas o que é esperado delas. Atualmente denoto uma grande dificuldade nas crianças na gestão das expectativas que exercem sobre elas, que leva a uma desregulação emocional e a um impacto negativo sobre a sua autoestima e autoconfiança, que são essenciais para a sua evolução saudável em todos os contextos. Um apoio precoce nestes pequenos seres humanos e nas respetivas famílias e restantes educadores torna-se fundamental para os adultos em que se irão tornar e para reestruturar a sociedade em que vivemos, com plena segurança.

Ariana Rocha

Aconselhamento parental

 

Ao longo da minha caminhada integrei várias equipas de trabalho e de voluntariado, numa procura pelo desenvolvimento do meu eu profissional, guiada por valores assentes na ética, organização, dedicação e aprendizagem contínua. Há experiências que, de coração cheio digo, me marcaram e deixaram mais consciente e irrequieta face às vivências de cada ser. Experiências que me levaram a olhar para a criança – “criança hoje, adulto amanhã” – de uma forma especial, olhar para tudo o que a rodeia e premeia ou inibe o seu desenvolvimento. Experiências que conduziram a uma nova motivação, a abordagem da parentalidade.

 

Esta é muito mais do que um “conjunto de funções e atividades desenvolvidas por um progenitor ou cuidador, com vista ao saudável e pleno desenvolvimento da criança a seu cargo” e que, não raras as vezes, é revelado a partir das partilhas íntimas como algo mais complexo do que o idealizado.

equipa_raiz_117.jpg
equipa_raiz_189.jpg

Sara Rodrigues

Médica em psiquiatria da infância e da adolescência

  • Formação em Terapia Dialética-Comportamental

  • Pós-Graduação/ Especialização Avançada em Terapia

  • Cognitivo-Comportamental na Infância e na Adolescência

  • Formação em Terapia Familiar e Sistémica

  • Especialização Clínica em Psicoterapia Psicodinâmica

Carolina Machado

Médica Psiquiatra e Psicoterapeuta

  • Pós-Graduação/ Especialização Avançada em Terapia

Cognitivo-Comportamental

equipa_raiz_148.jpg
equipa_raiz_104.jpg

Rita Neves

Nutrição Terapêutica

O meu nome é Rita Clare Neves, sou Nutricionista, e ao longo do meu percurso atuei essencialmente nas áreas da Nutrição Clínica e Comunitária. Oriento-me com um crescente interesse pelo papel da nutrição na saúde mental, sendo do conhecimento de muitos que as emoções podem afetar o nosso comportamento alimentar. No entanto, torna-se de extrema importância salientar que o inverso também acontece, que um padrão alimentar adaptado a cada individuo poderá ter um grande impacto na sua regulação emocional e na prevenção de perturbações do foro psíquico.

Com o aumento dos sintomas de ansiedade e depressão, acredito que a nutrição poderá ter um papel impactante na prevenção e intervenção destas doenças em complementaridade com outras estratégias terapêuticas no sentido de prevenir e diminuir as dificuldades emocionais e físicas associadas a um estado de malnutrição.

Acredito ainda no desenvolvimento de uma avaliação e intervenção nutricional na prevenção primária, começando na infância através da educação alimentar nos vários contextos e ambientes que a rodeiam.

Andreia Leite

Osteopata

  • Formação em Medicina do Sono

  • Formação em Osteopatia Ginecológica e Gestacional

  • Formada em Osteopatia Pediátrica - Nível Avançado

equipa_raiz_157.jpg
2C9A3121.jpg

Joana Valente

Osteopata/Enfermeira

  • Acupuntura e massagem Terapêutica

  • Especialista de Medicina Tradicional Chinesa

decorraizII_28.jpg